ACNE

A acne ou “espinhas” é uma doença de pele associada à estrutura do pelo e à glândula sebácea, localizadas na zona T (área mais oleosa da face) e no tronco. O problema é tão frequente que pode ser considerado fisiológico entre os adolescentes e muitas vezes pouco valorizado pelos pais. Existem vários graus de acne:

• GRAU I – constituída por pontos pretos e pontos brancos (cravos)
• GRAU II – bolinhas vermelhas inflamadas (pápulas) e pontos amarelos (pústulas)
• GRAU III – apresenta cistos
• GRAU IV – apresenta cicatrizes, queloides e pode deformar a face e o tórax

Pode ter predisposição genética e é causada pela ação dos hormônios sexuais nas glândulas da pele, que nestas pessoas possuem uma sensibilidade maior a eles. A infecção bacteriana pelo cutibacterium acnes também tem papel na formação de lesões.

Quando ocorre um aparecimento súbito de acne na mulher adulta que não tem história prévia ou familiar de acne ou uma piora do quadro com persistência da acne na fase adulta, deve-se pesquisar alterações hormonais.

Outra causa comum de acne na fase adulta é o uso de cosméticos, levando ao aparecimento de muitos cravos pretos e brancos (comedões fechados), afetando o rosto e, em menor grau, as costas e o peito.

A limpeza de pele visa auxiliar a desobstrução, retirando aqueles cravos já formados e facilitando a atuação do tratamento. Ela deve ser feita por esteticista treinada e manualmente. A utilização de aparelhos de sucção e outros que oferecem limpeza sem dor, não retira o cravo na sua totalidade, deixando parte dele o que pode agravar ainda mais o quadro produzindo uma inflamação rebote.